discult

                 .org

As pesquisas produzidas no Grupo por seus membros, de maneira interdisciplinar, recorrem à Linguística, à História e a outras disciplinas das Humanidades, cujo produto tem revelado uma ampla concorrência entre os posicionamentos dos sujeitos discursivos - associados às instituições das quais são intermediários e representantes - e os espaços enunciativos. Por meio dessa articulação, privilegiamos a construção da subjetividade do indivíduo que, clivado pelo modo de participação em sua cultura, procura fundar espaços de fala que o legitima e legitima sua comunidade discursiva. Dessa maneira, apreendemos, num só golpe, a dimensão linguística e extralinguística, isto é, a dimensão enunciativa e as condições sócio-históricas e culturais de produção e recepção dos discursos, focalizando discussões e análises de corpora mobilizadores de aproximações com diferentes campos discursivos, que instauram espaços e práticas sociais diversas produtoras de efeitos de sentido.

A natureza da pesquisa

Os pesquisadores do Discult-PUC-SP, vinculados a diferentes IES, procuram examinar a grande diversidade de discursos em circulação na sociedade contemporânea, focalizando seus aspectos culturais, religiosos, políticos, estéticos e midiáticos. Em suas investigações, a Análise do Discurso, em sua perspectiva enunciativo-discursiva, fornece o arcabouço teórico, o qual desenha, de modo implícito, um roteiro de trabalho, cujos traços recupera uma metodologia que tem sido operada em diferentes corpora.

Os pesquisadores-estudantes do Discult-PUC-SP desenvolvem suas pesquisas de mestrado e doutorado sob a orientação do Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento, no âmbito do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa-PUC-SP e no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística- PPGEL/UFES, constituindo, assim, um espaço de pesquisa profícuo e estabelecendo, em suas pesquisas, relações entre diferentes áreas que dialogam com a Análise do Discurso de linha francesa.