discult

                 .org

Pesquisadores(AS) estudantes

andré freitas

Mestre em Estudos Linguístico (UFES). Especialista em Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Básica e Tecnológica: Proeja pelo Instituto Federal do Espírito Santo (2016). Possui graduação em Letras - Português, pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando, principalmente, nos seguintes temas: estudos bakhtinianos sobre filosofia da linguagem; Retórica e Argumentação; gêneros do discurso; gêneros do jornal; estudos midiáticos; carta argumentativa; e argumentação e ensino. 

CAndido

Doutorando e Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes. Bacharel em Teologia pelo Seminário Bíblico de Vitória - Sebiv. Tem experiência na área de ensino bíblico e teológico, atuando principalmente nas seguintes disciplinas: Teologia Sistemática, Panorama Bíblico, Hebraico Bíblico e Tabernáculo. Membro do Grupo de Estudos Sobre o Discurso da Mídia - Gedim; membro do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa Escrita no Brasil.

CARLOS

Mestre e Especialista em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Atualmente é DOUTORANDO e bolsista CAPES, pela mesma Universidade. Atua como professor de Língua Portuguesa, Literatura, Comunicação Empresarial e Redação Técnica, do Ensino Médio e Técnico, no Instituto Tecnológico de Barueri - ITB/FIEB. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa , Literatura Brasileira e Análise do Discurso. É membro do grupo de pesquisa da PUC-SP: Memória e Cultura na Língua Portuguesa Escrita no Brasil, desde 2013, sob a liderança do Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento.

Creone

Possui graduação em Teologia pela Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil (2009); Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo(2014); Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo(2017); Licenciando em Letras-Português pela Universidade Federal do Espírito Santo(2018). Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva UNINTER(2015). Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo(2019).

edmar

Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pelo Centro Universitário Campos de Andrade - Uniandrade (2019). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (2015) e graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Cruzeiro do Sul (2012). 

jonatas

Doutorando e mestre pelo Programa de Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é especialista em Revisão de Textos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e possui graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). 

letícia

Advogada. Graduada em Direito pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestranda em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Experiência na área de Direito, com ênfase nas organizações do terceiro setor. Participou como bolsista do Projeto de Extensão Balcão de Direitos, prestando assessoria jurídica a comunidades quilombolas, em convênio com a Secretaria de Direitos Humanos e a Pró-Reitoria de Extensão da UFES.

lidiane

Possui licenciatura em Letras - Português- pela Universidade Nove de Julho (2015); pós-graduação lato-sensu em Língua Portuguesa (2019), na Pontifícia Universidade Católica; pós-graduação lato-sensu em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino (2020) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. É Mestranda em Língua Portuguesa na Pontifícia Universidade Católica. Pesquisadora no grupo Discurso & Cultura. Atuou como professora de Língua Portuguesa e Literatura em cursinhos pré-vestibulares. 

mara

Possui graduação em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001) e mestrado em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013). Atualmente, é doutoranda do programa de Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, realizando pesquisa na área de Análise do Discurso de linha francesa. É integrante do Grupo de Pesquisa Discurso e Memória, da PUC-SP, liderado pelo Professor Doutor Jarbas Vargas Nascimento

marcel

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Língua Portuguesa da PUC-SP e bolsista Capes (2019-2020). Especialista em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2019-2020). Bacharel em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (2005-2008) e em História pela FFLCH-USP (2017). Especialista em Gestão Integrada da Comunicação Digital em Ambientes Corporativos pela ECA-USP (2010-2016). Editor de livros didáticos dos segmentos Ensino Fundamental e Ensino Médio.

mariana

Possui Licenciatura em Letras (Português / Inglês) pela Universidade Cidade de São Paulo (2016) e Bacharelado em Tradutor e Intérprete pela Universidade Nove de Julho (2018). Cursando Especialização em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica / PUC-SP. Atualmente é professora de Língua Portuguesa, Literatura, Redação e Inglês no Colégio Helios.

matheus

Professor de Língua Portuguesa nos colégios e nos cursos Pré-Vestibulares Poliedro e Ábaco. Iniciou seus estudos pela Universidade Federal de São Paulo no curso de Letras - Francês (Bacharel). Em Julho de 2020, concluiu a Licenciatura em Letras - Português pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Ainda em 2020, ingressou no programa de Língua Portuguesa da PUC-SP para o título de Mestre na Análise do Discurso, pesquisando a formação do ethos discurso do professor a partir do sistema apostilado.

paulo césar

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa pela Universidade Nove de Julho (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação. Cursa o Mestrado na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

paulo Garcia

Graduando e pesquisador na área de Letras - Tradução, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientado pelo Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento, tem um projeto de pesquisa em andamento intitulado "A tradução como manipulação do discurso revolucionário" . Faz parte do (1) Grupo de Pesquisa "Memória e cultura na Língua Portuguesa escrita no Brasil", cadastrado no CNPq, que tem como líder o Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento; e do (2) "Grupo de Pesquisa em Educação Linguística", também cadastrado no CNPq e liderado pelas Profs. Drs. Dieli Vesaro Palma e Nancy Casagrande

rafael

Doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes (2019). Licenciado em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa (2020) e bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo (2013) também pela Ufes. Membro do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura na Língua Portuguesa Escrita no Brasil (PUC-SP/CNPq), liderado pelo prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento. Participou do Grupo de Estudos sobre Discurso da Mídia (Gedim/Ufes/CNPq), dedicando-se à orientação sociocognitiva da Análise Crítica do Discurso. 

simone

Possui graduação em Letras pelo Centro Universitário FIEO(1996). Atualmente é Professora do colégio albert sabin. Tem experiência na área de Letras.

Os pesquisadores-estudantes do Discult-PUC-SP desenvolvem suas pesquisas de mestrado e doutorado sob a orientação do Prof. Dr. Jarbas Vargas Nascimento, no âmbito do Programa de Estudos Pós-Graduados em Língua Portuguesa-PUC-SP e no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Linguística- PPGEL/UFES, constituindo, assim, um espaço de pesquisa profícuo e estabelecendo, em suas pesquisas, relações entre diferentes áreas que dialogam com a Análise do Discurso de linha francesa.